A credibilidade e bom nome da Unni não aconteceram por acaso, são fruto de uma construção paulatina e rigorosa de mais de 20 anos de experiência e presença de destaque no mercado.
É a 1 de janeiro de 2019 que se dá a constituição da Unni, embora suas origens sejam muito anteriores e se alicercem em mais de duas décadas de experiência no mercado. E porquê?
A Unni era detida a 100% pela Caetano Coatings e deriva da autonomização societária da conhecida divisão de Proteção de Aço e Betão e em resultado da renovada aposta no crescimento e dinamismo das áreas de atividade onde atua.
Assim, a criação de uma estrutura independente levou ao alargamento do seu âmbito de atuação e dos serviços prestados, sendo especializada nos revestimentos, pavimentos e impermeabilizações, proteção de aço e betão, proteção passiva contra incêndios, construção e reabilitação de edifício de habitação, moradias e indústria, fit-out de apartamentos, espaços comerciais e escritórios, estando direcionada para o segmento alto. “O nosso core busines foi durante muito tempo o tratamento anticorrosivo do betão e do aço e o revestimento de pavimentos, no âmbito das quais temos marcado presença em várias obras emblemáticas. Estas eram áreas que já vinham de trás. Quanto às áreas novas, como a construção e a proteção contra incêndio, temos vindo a ter cada vez mais trabalhos e a expectativa é continuar a crescer, pois tem um potencial enorme”, esclarece Cláudia Sá Machado, diretora-geral.
A Unni subdivide-se assim em unidades de negócio: a UnniPRO, dedicada ao tratamento de superfícies metálicas e de betão armado; a UnniFLOW, focada no tratamento de pavimentos e impermeabilização de estruturas; A UnniBUILD, para a construção e reabilitação de edifícios de luxo; e a UnniSAFE, que se centra na proteção contra incêndios.
“Orgulhosamente reconhecidos pela qualidade do trabalho entregue”, como afirma Cláudia Sá Machado, a empresa sediada no Carregado aposta no crescimento sustentado e com “os pés bem assentes na terra”, embora já tenha conquistado uma importante fatia de mercado e apresente um crescimento considerável, desde a sua fundação há apenas 3 anos.
“Acima de tudo queremos que os clientes tenham a certeza de que podem contar connosco como parceiros, quer sejam clientes fidelizados, quer sejam novos clientes, que muitas vezes chegam por recomendação verbal de outros. Não temos tido reclamações e é assim que queremos continuar”, garante Cláudia Sá Machado.
A Unni tem valores dos quais não prescinde. A qualidade, como já referido, é um deles. E para poder oferecer um serviço de excelência, conta com um quadro técnico altamente qualificado, o qual, segundo Cláudia Sá Machado, é imprescindível: “Temos colaboradores que estão connosco há mais de 15 anos e têm um know-how inigualável. A nossa equipa tem vindo a crescer, acompanhando o ritmo de desenvolvimento da empresa, e há uma dinâmica muito interessante e profícua entre os membros mais antigos e os mais recentes. Há um equilíbrio muito saudável”, comenta a responsável.
Além disso, é também preciso apostar nos bons produtos, equipamentos e na aplicação correta. Neste último aspeto conta muito o saber e a experiência das equipas da Unni. “Os nossos aplicadores sabem o que fazem. Somos representantes de uma grande marca europeia que tem produtos topo de gama e essa é a nossa referência, por isso não usamos nada abaixo desse patamar”, esclarece.
Transparência e solidez
A Unni tem ainda vindo a destacar-se pela forma inovadora como gere conceito de trabalho e o desenvolvimento de cada projeto em todas as suas fases, começando no orçamento. Como refere Cláudia Sá Machado, a empresa é reconhecida pelas suas propostas claras, transparentes e bem regidas: “Este é um dos nossos cartões de visita”.
Quanto aos principais trabalhos em que têm vindo a marcar presença, a responsável destaca as ferrovias, pontes e pavimentos industriais, mas deixa ainda outro exemplo: “Os revestimentos metálicos de quase todos os estádios nacionais passaram por nós”.
A diretora geral da Unni refere também alguns dos maiores clientes com os quais trabalham, como o próprio Estado Português, a IP (Infraestruturas de Portugal), a Brisa, empreiteiros gerais, e grandes empresas e indústrias nacionais – dos mais diversos ramos de atividade -, entre muitas outras entidades de renome. Embora os prémios não sejam o principal foco da entidade, a verdade é que a prestação da Unni não tem passado despercebida e já foi distinguida, nomeadamente, com o galardão PME Líder do IAPMEI.